O livro – Prefácio

Coração Peludo

Cinco, quatro, três… Pausa.

O quê? Você também quer embarcar nessa? Então entre. Seja bem-vindo a bordo. Escolha uma poltrona, mas não precisa apertar o cinto. Relaxe. Em poucos instantes a viagem vai começar. Visitaremos cinquenta e dois anos, uma vida, em quarenta e sete contos.

Em caso de turbulência fique atento às sutilezas do autor. Vale também alertar para as sensações inesperadas. As referências estão ao lado. Se sentir um odor diferente, por exemplo, não se espante, é aquele Kichute que você calçava na quarta série.

Numa época em que boa parte da literatura brasileira se encontra asséptica, indevidamente pasteurizada, Plínio Camillo rasga o peito do seu personagem principal, fio condutor entre todos os contos, e revela um Coração Peludo. Sem pudor e, sobretudo, sem desperdiçar palavras com descrições enfadonhas ou explicações desnecessárias, o autor, no vigor do seu estilo, parece ter encontrado um antídoto contra a chatice.

Escrito sob a ótica cômica, oficialmente é um livro de contos. As narrativas, apesar de terem o mesmo protagonista, são independentes, mas não soará estranho se alguém o chamar de romance, pseudo epopeia. O nosso herói de Coração Peludo, com uma partícula de Dom Quixote e muitas de Macunaíma, às vezes se dá bem, noutras mal. Nesta jornada, no entanto, quem nunca se dará mal é você, leitor.

Boa leitura… ops… viagem!

Gláuber Soares

(Escritor e jornalista. Participou das coletâneas: Abigail (2011), Dos Medos o Menor (2012) e A Arte de Enganar o Google (2013) – todas pela Terracota Editora. Em 2014, também pela Terracota, lançou a sua coletânea solo de contos Remédio Forte. Blog: https://glaubti.wordpress.com/)

 

 

Anúncios

Por gentileza: comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s